Workshop Gestão e Negócio: Como Administrar uma Clínica de Estética de forma eficiente

A Ms. Profª Zulmira Silva é professora de finanças na Fapuga. No Workshop Gestão e Negócio, idealizado pela Dra. Ana Carolina Puga, diretora geral do Nepuga/Fapuga, ela pôde abordar em sua palestra sobre como administrar uma Clínica de Estética de forma eficiente.

“Eu costumo falar que a administração financeira é o coração de um negócio, pois é o setor que “bomba” dinheiro para toda a empresa. Se não souber administrar o dinheiro corretamente, a falência pode ser um destino. O Sebrae tem uma estatística que aponta que as empresas abrem e fecham em menos de cinco anos, e o maior problema é a gestão do negócio,e  não sobre o que o profissional sabe fazer, de fato”, explica a professora.

Por isso, o objetivo da palestra foi falar sobre como realizar as tomadas de decisões a partir do planejamento a curto e longo prazo com base em um orçamento, bem como entender a importância dos controles financeiros.

Workshop: Princípios da Administração no setor Financeiro

A administração, como um todo, conta com quatro princípios que podem ser aplicados em praticamente todos os setores da empresa. Entretanto, nesta palestra, a professora Zulmira falou sobre cada um deles de acordo com o setor financeiro de um negócio.

Planejar: todos os planos e investimentos que uma empresa vai realizar, seja em qualquer setor e de forma geral, é necessário fazer um planejamento, um orçamento para guiar os gastos até o próximo ano, ou para os próximos meses.

Organizar: após planejar, é necessário organizar a estruturação das atividades. Para isso, é necessário criar processos para a realização do projeto, designando atividades para cada pessoa.

Dirigir: consiste na ação de liderar, motivar, orientar e comunicar os colaboradores de um negócio, a fim de evitar a rotatividade de profissionais em sua empresa.

Controlar: atente-se a controles internos, e não ir anotando de qualquer forma e sem finalidade. Todas essas planilhas (ou da forma que quiser realizar os controles), é preciso que tenha objetivos e indicativos relevantes.

Objetivos da administração financeira

Após compreender que é preciso seguir esses princípios básicos da administração financeira para conduzir de maneira eficiente uma clínica de estética, a empresa pode seguir para alcançar seus objetivos.

Manter a empresa em permanente situação de liquidez, como condição básica ao desenvolvimento normal de suas atividades;

Obter novos recursos para planos de expansão, com base em estudos de viabilidade econômico-financeira e com os menores custos possíveis (Análise de cenário interno e externo).

Assegurar o equilíbrio entre os objetivos de lucro e os de liquidez financeira, quantificando os planos de expansão de acordo com as possibilidades de obtenção de recursos, próprios ou de terceiros.

Além disso, a professora Zulmira salienta que um negócio só consegue sobreviver e se expandir se tiver suas finanças em ordem. E para isso, o controle financeiro e o fluxo de caixa podem ajudar a empresa a estabilizar-se e a criar estratégias para o futuro.

Como fazer a administração financeira de uma Clínica de Estética de forma eficiente?

E, dessa forma, após todo o embasamento que a professora trouxe para explicar a importância administração financeira em uma empresa, um processo bem organizado das finanças de uma clínica consiste:

No registro de todas as movimentações financeiras;Separar Finanças pessoais das da clínica;É fundamental ter um fluxo de caixa;Ter a consciência de ter uma reserva de emergência;Invista em tecnologia para este controle ou simplesmente uma planilha bem elaborada de Excel;Planeje um orçamento semestral ou anual.

Além disso, a professora ressalta a importância em realizar a separação das finanças entre suas contas físicas e jurídicas. E ainda deixa três conselhos:

Tenha uma conta Pessoa Jurídica, sem misturar com a conta de Pessoa Física;Faça transferências para sua conta pessoal para realizar seus gastos pessoais, como aluguel, escola, viagens, etc.;E por último, não use reservas da empresa para gastos pessoais.

Caso você queira assistir essa palestra e ver todos os detalhes desse conteúdo, basta acessar seu portal na aba de eventos.

Você pode gostar: