Problem Based Learning

Método de aprendizado totalmente centrado no funcionário. 

problem-based-learning

O QUE É O PROBLEM BASED LEARNING (PBL)?

Você sabe o que é PBL? É um método de aprendizado totalmente centrado no funcionário. especialistas resolvem problemas práticos sob a orientação de um supervisor para estimular o pensamento crítico.

Desta forma, os funcionários tornam-se solucionadores de problemas e são mais capazes de lidar com situações inesperadas do dia-a-dia. Mas ele não está apenas tentando resolver problemas. A ABP representa oportunidades de aprendizagem porque é uma técnica instrucional autodirigida.

Problem-Based Learning (PBL) ou Problem-Based Learning (PBL), em português, é um método de ensino que tem despertado a atenção de empresas e instituições de ensino. 

Essa abordagem foi adotada pela primeira vez pela Universidade McMaster no Canadá e pela Universidade de Maastricht na Holanda por volta de 1969. No Brasil, chega via Faculdade de Medicina de Marília em São Paulo e Faculdade Estadual em Londrina, Paraná. 

No PBL, o público não é mais apenas o destinatário da mensagem do treinador. Aqui, o aprendizado é ativo e os funcionários adquirem conhecimento e habilidades enquanto resolvem problemas atuais por meio do autoestudo. 

Dessa forma, essa abordagem rompe com os modelos tradicionais de ensino, apresentando vantagens como a capacidade dos profissionais de resolver problemas em situações inesperadas, o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo e o senso de responsabilidade de aprender e melhorar continuamente.

Mas, para aplicar essa abordagem dentro de uma empresa, os profissionais devem entender que esse tipo de aprendizado depende inteiramente deles. Os mentores têm apenas a função de orientar a equipe para atingir os objetivos de ensino.

Os gerentes podem ajudar a motivar os funcionários para esse tipo de treinamento. Portanto, a aprendizagem baseada em problemas é ideal para profissionais ativos e autodidatas, que aprendem melhor por meio da leitura e da discussão e que sabem desenvolver objetivos de aprendizagem flexíveis.

 

COMO FUNCIONA O PROBLEM BASED LEARNING?

Em um processo de aprendizagem baseado em PBL, o conteúdo é apresentado na forma de problemas a serem resolvidos. 

Durante esse processo, os profissionais não assistem a aulas ou palestras. Em vez disso, eles recebem perguntas e depois buscam as informações e os recursos de que precisam para acertar. 

Como o problema é complexo e requer muita informação, é ideal para projetos em grupo. Normalmente, os profissionais são divididos em grupos de até 12 pessoas. 

O grupo então faz um brainstorming, formula hipóteses e busca informações adicionais que possam abordar esses desafios. Todo o processo leva em média uma semana. 

São várias sessões, que variam de uma a duas horas, nas quais cada etapa é apresentada. A aprendizagem baseada em problemas pode ser complementada por workshops e palestras de especialistas. 

Os grupos também podem compartilhar experiências com seus colegas.

QUAIS AS VANTAGENS DE COMEÇAR
UM ESTÁGIO SUPERVISIONADO?

Com o estágio supervisionado, você tem contato direto com a profissão que escolheu, sendo a oportunidade perfeita para testar seus conhecimentos e adquirir experiencias que apenas no dia a dia você pode vivenciar. 

Desenvolva novas habilidades e qualidades que são reconhecidas como diferencial no mercado de trabalho como as “soft skills”:

  • Proatividade;
  • Organização;
  • Comunicação clara;
  • Trabalho em equipe;
  • Inteligência emocional;
  • Flexibilidade.

Conheça novas áreas de atuação que podem mudar o rumo de sua especialização na graduação. Ao estar em contato direto com o mercado de trabalho e profissionais, você pode acabar conhecendo melhor uma área de atuação e acabar se identificando mais do que imaginava. Além de estabelecer um networking profissional que lhe ajudará em toda sua carreira.

 

EQUIPAMENTOS DISPONÍVEIS

Computadores Desktop
Notebooks
Impressoras
nepuga