extensão univeristária

Curso Argumentação e Escrita

Desenvolva suas habilidades de como fazer Argumentação e Escrita com o Prof. Dr. Bruno Gomes Pereira

8h de cursos online
docente Graduação de Administração & Gestão Hospitalar

Prof. Dr. Bruno Gomes Pereira

Dr. Bruno Gomes Pereira é um docente de Linguagem e Argumentação com formação acadêmica ímpar em Letras, Pedagogia e diversas especialidades. Ele é Mestre e Doutor em Letras com ênfase em Estudos Linguísticos pela UFT e já publicou vários artigos e livros sobre o ensino da língua portuguesa, além de ter experiência como professor universitário em outras instituições de ensino superior.

Concepção e Objetivos

A argumentação e a escrita acadêmica são fundamentais para a produção escrita no contexto acadêmico. O objetivo é desenvolver habilidades argumentativas, capacitando os acadêmicos a apresentar argumentos lógicos, coerentes e persuasivos. Isso envolve a capacidade de sustentar uma tese com evidências relevantes, refutar objeções e expressar pontos de vista de maneira clara e convincente.

Além disso, a escrita acadêmica busca aprimorar as habilidades de expressão por meio de uma linguagem clara, precisa e objetiva. Os acadêmicos são incentivados a desenvolver competências de organização do texto, uso adequado de referências, citações e paráfrases, evitando redundâncias e ambiguidades. O objetivo é permitir que as ideias sejam comunicadas de forma coerente, estruturada e coesa, seguindo as normas e convenções acadêmicas.

Por fim, a argumentação e a escrita acadêmica estão intrinsecamente ligadas à prática científica. Os acadêmicos são estimulados a adotar uma postura crítica e reflexiva, embasada em evidências e teorias científicas. Isso implica na habilidade de analisar e interpretar dados, buscar fontes confiáveis, contribuir para o avanço do conhecimento em determinada área e seguir os princípios éticos da pesquisa acadêmica. O objetivo final é preparar os acadêmicos para uma produção escrita de qualidade, promovendo o avanço do conhecimento em suas respectivas áreas de estudo.

Desenvolver a escrita argumentativa, com vistas a desenvolver a criticidade do acadêmico;

Proporcionar o desenvolvimento dos mecanismos gramaticais da escrita acadêmica.

Informações Sobre o Curso

Exposição do conteúdo do curso por intermédio de vídeos, bem como de atividades de fixação.

Os alunos serão avaliados a partir de uma bateria de exercícios, constituída por questões de múltipla escolha​

Carga horária total do curso de 8h​

Para finalizar o curso o aluno deverá realizar as avaliações parciais e a pesquisa de satisfação

Vale Atividade Complementar: 4 horas

Investimento em Como Fazer Argumentação e Escrita

conteúdo e cronograma

VISITE A FAPUGA NA

Google Maps é legal

Clique para ver como chegar com Google Maps.

Venha de Waze

Clique para ver como chegar com Waze Maps.