A redação do processo seletivo online FAPUGA tem como objetivo conhecer a capacidade do candidato de ler e redigir criticamente, propondo intervenções, seguindo o padrão do texto argumentativo e a norma culta.
AS REDAÇÕES ORIGINÁRIAS DO PROCESSO DE VESTIBULAR SERÃO SUBMETIDAS A BANCA AVALIADORA SEGUINDO OS SEGUINTES CRITÉRIOS:
1.1. As redações serão submetidas a correção de profissionais técnicos capacitados;
1.2. As provas serão divididas em 5 (cinco) critérios, que, somados, totalizam 1000 pontos;
1.3. Cada critério será dividido de 0 a 200, sendo 0 a nota mais baixa e 200 a mais alta;
1.4. Os critérios de avaliação são:
1.4.1. domínio da norma culta da língua escrita;
1.4.2. compreensão da proposta de redação e aplicação dos conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
1.4.3. selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
1.4.4. demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
1.4.5. elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
1.5. Os candidatos terão seus resultados divulgados em até 10 dias úteis;
1.6. Os resultados serão enviados através do e-mail cadastrado pelo candidato;
1.7. Em caso de aprovação, o candidato terá até 30 dias para entrar em contato e realizar a matrícula;
1.8. É obrigatória a realização da prova no tempo estipulado;
1.9. O tempo de realização e envio do texto é de 01h30;
1.10. Qualquer tentativa de plágio levará, instantaneamente, ao cancelamento da inscrição;
1.11. É permitida apenas uma tentativa por pessoa;
1.12. O texto da redação deve ser feito no espaço apropriado;
1.13. O tamanho mínimo é de 30 linhas e o máximo de 40;
1.14. Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que:
1.14.1. Tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto-insuficiente”;
1.14.2. Fugir ao tema ou não atender ao tipo dissertativo-argumentativo;
1.14.3. Apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto;
1.14.4. Tirar zero em algum dos critérios de avaliação.
Sobre os Critérios de Avaliação
DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA CULTA DA LÍNGUA ESCRITA
2.1. Zero: Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
2.2. 40 pontos: Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
2.3. 80 pontos: Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
2.4. 120 pontos: Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
2.5. 160 pontos: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
2.6. 200 pontos: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO.
3.1. Zero: Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo-argumentativa.
3.2. 40 pontos: Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
3.3. 80 pontos: Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
3.4. 120 pontos: Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo- argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
3.5. 160 pontos: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
3.6. 200 pontos: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA.
4.1. Zero: Apresenta informações, fatos e opiniões não relacionados ao tema e sem defesa de um ponto de vista.
4.2. 40 pontos: Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
4.3. 80 pontos: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
4.4. 120 pontos: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
4.5. 160 pontos: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
4.6. 200 pontos: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGÜÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO.
5.1. Zero: Ausência de marcas de articulação, resultando em fragmentação das ideias.
5.2. 40 pontos: Articula as partes do texto de forma precária.
5.3. 80 pontos: Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
5.4. 120 pontos: Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
5.5. 160 pontos: Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
5.6. 200 pontos: Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
ELABORAR PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, MOSTRANDO RESPEITO AOS VALORES HUMANOS E CONSIDERANDO A DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL.
6.1. Zero: Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
6.2. 40 pontos: Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
6.3. 80 pontos: Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
6.4. 120 pontos: Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
6.5. 160 pontos: Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
6.6. 200 pontos: Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
A FAPUGA procura candidatos críticos e cidadãos conscientes, portanto, é fundamental que sejam apresentadas propostas que interfiram positivamente na vida da população, entretanto, não é permitido a elaboração de propostas que desrespeitem os valores humanos ou a diversidade social e cultural da população.
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