Menu

Teste de softskills

Progresso

Qual a resposta para essa questão?

Nada a ver comigo

Quase nada a ver comigo

Pouco a ver comigo

Tem a ver comigo

Muito a ver comigo

Tudo a ver comigo

Conteudo do circulo 8

Conteudo do circulo 3

Conteudo do circulo 2

Conteudo do circulo 6

Conteudo do circulo 1

Conteudo do circulo 7

Conteudo do circulo 5

Conteudo do circulo 4

Conteudo do circulo 9

Perfeccionista

A maior característica dessa pessoa é a busca constante pela perfeição. Ela vai de encontro com a qualidade e a correção contínua dos processos. Logo, a excelência é o seu único possível resultado a ser apresentado – independente do nível de dificuldade.

No geral, é o tipo de indivíduo que vai em luta do que quer e sem medo de errar. Para isso, usa de ferramentas como a ética, a organização e a determinação. Ao seguir princípios, idealiza projetos grandiosos. Mas, quando isso não acontece, se tornam impacientes e reprimidos.

  • Animal – Formiga pelo trabalho duro e regrado

  • Positivo – Busca pela excelência

  • Negativo – É muito crítico chegando a ser intolerante

A essência do perfeccionista está em compreender um mundo divinamente perfeito.

E quando as coisas ficam fora do lugar, a personalidade aflora de outro modo: com ressentimentos. Se esse sentimento não é colocado para fora, a reação é a da IRA, com críticas severas aos culpados imperfeitos.

A explicação

O mais comum é que quem tem o Soft Skill da perfeição tenha sido uma criança que se sentiu na obrigação de ter um comportamento regrado. Ela foi cobrada para que fosse uma criança comportada em público. Desde sempre, ela se viu obrigada a se comportar como adulta.

Esse histórico explica o mecanismo de defesa do perfeccionista: a formação reativa. O que nada mais é do que uma tentativa desesperada de controlar os impulsos – mentais e corporais – acerca do seu julgamento sobre a imperfeição dos outros.

O Soft Skill

Enquanto habilidade para trabalhar em equipe, esse perfil pode ser mal visto. Afinal, na hora de lidar com outras pessoas, em situações mais extremas, essas pessoas podem explodir. Quem tem essa característica costuma achar que só ela poderá fazer o trabalho perfeito.

Uma alternativa para evitar esse lado negativo e usar os pontos positivos do perfeccionista está em treinar a auto aceitação. Então, o importante é fazer o seu melhor dentro do que é possível ser feito. E isso leva em conta respeitar o trabalho bem-feito dos colegas, também.

Ajudante

Todo mundo conhece alguém que sempre busca nos relacionamentos humanos as melhores soluções para os problemas. Certo? Com certeza, esse é o Soft Skill que toda empresa gostaria de ter nas suas equipes internas. Estamos falando do ajudante ou do apoiador.

Ele busca pela afetividade e pelo bom relacionamento. É aquele trabalhador que tem o título de “prestativo” ou “amigável”. Muitas vezes, a figura é vista como de um paternalista, isto é, alguém que compreende a individualidade de cada ser humano.

  • Animal – Cachorro, que é muito fiel, mas exige carinho também

  • Positivo – Sempre motiva as equipes no trabalho

  • Negativo – Indireto, acaba procrastinando na solução dos problemas

Apesar de ser uma peça-chave nas empresas, esse profissional muito compreensivo tem como maior motivação a humanização do ambiente e não, necessariamente, as vendas, os relatórios e as próprias necessidades.

A explicação

O Ajudante foi aquela pessoa que desde cedo foi sempre muito amada. Por isso, ele não abre mão do amor de ninguém. De ninguém mesmo. Só que quando percebeu que esse sentimento não era recíproco, a única alternativa que viu foi a da decepção.

Frustrado e sem amor, o que ele pode fazer? Esconder as próprias necessidades. Ao invés de enfrentar ou se expor, prefere se dedicar a ser alguém ainda melhor para que volte a receber o amor incondicional. Quando se é bom e prestativo, o amor vem. É o que ele acredita.

O Soft Skill

Pensando no mercado de trabalho, o perfil Ajudante exige atenção. Ao mesmo tempo que vai vestir a camisa da empresa para motivar as pessoas que estão ao seu redor, ele também pode se frustrar e se isolar, se tornando apenas mais uma peça no tabuleiro.

Vai ser sempre o ombro amigo, mas nem sempre vai ser quem gera retorno financeiro. Sabe aquela ideia de que é um amigo, mas não para casar? É assim que ele é visto no mercado corporativo, sendo um perfil que tem muito “Soft” e pouco “Hard” no quesito Skill.

Vencedor

O foco está na conquista, no mérito, no resultado e nas metas alcançadas com sucesso! Assim, o vencedor é também um realizador de projetos. Está sempre em busca da boa performance, das técnicas de alto rendimento e dos esforços infinitos.

Em boa parte das vezes, tem os olhos voltados para o espelho, representando um narcisista que se encanta pela própria beleza. Curiosamente, acaba se dando bem na maioria das situações, exercendo o título de bem-sucedido, famoso ou celebridade.

  • Animal – Pavão porque gosta de aparecer mais do que os outros

  • Positivo – Está sempre em busca dos melhores resultados

  • Negativo – A competitividade o torna impaciente e vaidoso demais

Diferente do perfil Perfeccionista, o Vencedor se adapta mais facilmente aos processos. Ele busca o melhor resultado, mesmo que isso não seja perfeito. Por isso, se sente seguro o tempo todo.

A explicação

O que ninguém sabe é que o perfil do Vencedor indica alguém que sofreu muito com o sentimento de rejeição emocional em algum momento da vida. Por isso, agora, o que ele mais quer é ser amado. Ou melhor, ser visto e ser lembrado na eternidade.

Ele já se sentiu como um vidro, que é transparente e pode deixar de ser notado no móvel da sala. Por isso, investe cada dia mais na sua própria identificação. Essa é a sua defesa: assumir personagens quando for necessário para conquistar o seu lugar no pódio.

O Soft Skill

Se o Vencedor é alguém que está sempre em busca de resultados, você pode estar pensando que ele é o candidato número 1 de toda empresa, correto? A verdade é que não é bem assim. As pessoas com esse Soft Skill também precisam ter muito cuidado.

A ganância e a vaidade por se apresentar acima de outras pessoas pode ser um problema na hora de trabalhar em conjunto. O pior é que nem sempre o Vencedor sabe que está “pisando” nos colegas de trabalho. Para não errar, a dica é olhar para o lado, mesmo quando se está em cima.

Intenso

Alguém intenso é alguém que tem profundidade na vida, nos sentimentos e em tudo que faz. Ele sempre consegue resultados rápidos e incríveis. Só que o mais difícil é conseguir manter esse alto padrão. É o eterno romântico e apaixonado pela vida.

Sabe aquela figura do poeta? Ele consegue exprimir sentimentos em letras e frases, sim. No entanto, é quase sempre alguém introvertido, que guarda os sentimentos por uma longa data. O poeta tem o Soft Skill de alguém que é intenso.

  • Animal – Borboleta que contempla o processo

  • Positivo – Vê o lado bom de cada pessoa

  • Negativo – Pode ficar entediado após o resultado

Além da profundidade, essa personalidade também traz o lado poético da vida, como a criatividade, a inspiração, as reformas, a beleza e a arte.

A explicação

A melhor explicação para que se entenda o Intenso é que ele já teve uma perda ou experiência dolorosa na vida. Foi muito amado por alguém e esse amor acabou. Pode ter sido uma perda material ou emocional. O fato é que agora ele não ama mais quem ele amava ontem.

Parece trágico? Esse é o perfil Intenso. A partir daí, tem a alta capacidade de criar histórias, fantasias e emoções a partir de cada detalhe que vê à sua frente. É o personagem do filme que traz alegria nas cenas, ainda que esconda uma grande ferida no peito.

O Soft Skill

A introjeção acaba sendo um problema de Soft Skill desse indivíduo. Isso porque ele acaba usando de sentimentos negativos, como melancolia e abandono, para gerar suas obras de arte. Ou melhor, os seus resultados.

Mais do que isso, essa personalidade indica alguém muito sentimental, no qual exige que as outras pessoas meçam a palavra antes de se dirigir a ele. É melancólico ao sentir as dores do mundo e pode ser como uma tartaruga que entra no casco a qualquer momento.

Analítico

É o investigador. Aquela pessoa que tem uma personalidade forte. Ele está sempre buscando o seu direito e a sua privacidade. Visa a excelência de um trabalho racional. Para isso, usa de ferramentas como a observação e a objetividade. É quase que um Sherlock Holmes!

Você gostaria de ter alguém assim na sua empresa? A verdade é que é um tipo de personalidade que pode assustar os colegas de trabalho, só que no fim das contas sempre traz ideias inovadoras e pensamentos construtivos.

  • Animal – Coruja, o símbolo da sabedoria e inteligência

  • Positivo – É objetivo, focado e observador

  • Negativo – Às vezes, se reserva demais e fica apático

É alguém que tem muita crença e valores tradicionais, baseados no seu histórico de vida.

A explicação

O Analítico parece ser alguém muito seguro de si e do que estava fazendo. Só que ele não recebeu todo afeto que queria durante a sua vida. Por isso, sofre de “anorexia emocional”. O que isso quer dizer? Sente-se sozinho o tempo todo.

Na prática, o medo gigante de não ser compreendido ou visto faz com que se crie uma cobrança por melhores resultados. A estratégia é uma só: jamais se dar por vencido do lado emocional e sempre colocar os números na frente.

O Soft Skill

O perfil Analítico é visto com um dos Soft Skill mais positivos em entrevistas de emprego e testes de personalidade. Isso porque indica alguém que é frio quando aos sentimentos e que sabe controlar as emoções, focando no que realmente importa.

Aliás, o seu único apego está no conhecimento, que preenche todo mundo emocional. O problema disso é que, se esse perfil for muito acentuado, a pessoa pode acabar sendo vista como um tipo de psicopata.

Precavido

Amigo de todos. O perfil Partidário ou Precavido indica as pessoas que buscam segurança. É como o guardião do castelo ou um mordomo fiel. Faz análises e tem insights o tempo todo para se precaver do que pode acontecer – até do pior que pode acontecer.

Entre as suas principais características, ele é visto como dedicado ao trabalho que se propõe a fazer, mesmo que não concorde com ele. É muito esforçado e responsável para que tenha a confiança dos seus contratantes.

  • Animal – Canguru porque é decisivo, mesmo que custe caro

  • Positivo – Os insights automáticos

  • Negativo – Sempre preocupado (nunca dorme)

É o tipo de pessoa que pensa muito. Só que às vezes também age sem pensar, sempre de forma calculada e estável.

A explicação

Quando alguém perde o porto seguro, a vida muda. A âncora que fica no fundo do mar faz com que essa pessoa se sinta totalmente sozinha. Mais do que isso, ela se sente desprotegida. Por isso, acha que em qualquer momento alguma coisa que é ruim vai acontecer.

Isso ajuda a entender a formação dessa personalidade: ela vem com mecanismos de defesa que são ligados aos guardiões. A busca por proteção, a segurança em se impor e o comportamento introvertido são sempre qualidades lembradas.

O Soft Skill

Estar sempre em alerta é um bom sinal. Projetar cenários também. Assim como sempre achar que algo ruim vai acontecer. Ao menos, para uma empresa, que quer expandir negócios. Essa união de Soft Skills em um único perfil é quase que um achado no mercado de trabalho.

Por outro lado, também existem os exageros. Quando um Precavido exagera em suas habilidades comportamentais, isso pode gerar problemas. Isso quer dizer que estar rodeado de pessoas não é um bom sinal. O Precavido prefere ser o atirador de longa distância.

Otimista

Conhecer alguém que é entusiasta por perto é sempre muito bom. E não estamos falando apenas sobre motivar a equipe, o grupo ou o ambiente. É mais do que isso: tem a ver com inovar a ponto de ser prazeroso. O otimista também é um sonhador.

E o problema disso está no fato de que ele sonha demais, sem ter um foco racional, pensando em resultados. A rotina é péssima para ele. Está mais ligado a temas criativos, como a arte. No oposto, se torna alguém ansioso e que deixa o clima pesado.

  • Animal – Macaco que pula de galho em galho para se divertir

  • Positivo – É inovador, flexível, adaptável e sorridente

  • Negativo – Pode perder o foco a qualquer momento

De todas as personalidades, a do Otimista é a que mais tem polaridade: há quem ame e quem odeie.

A explicação

A explicação para isso vem do fato de que o Otimista viveu uma história de dor. Foi um grande sofrimento. Como algo que o fez pensar sobre a relação da vida-morte. Ainda que consiga trazer o sorriso, ele tem dificuldades em esquecer o passado obscuro.

A sensação de morte foi importante para torná-lo quem ele é hoje. Ainda assim, não consegue se sentir capaz de terminar um projeto grandioso. Por isso, prefere aproveitar o momento, trazer alegria, optar pelo prazer e não pelo que é eterno. Aliás, nada é eterno para ele.

O Soft Skill

Com a morte próxima, a única certeza que o Entusiasta tem é a de que a alegria vai passar. Por isso, é preciso aproveitar ela. Como Soft Skill profissional, isso pode indicar alguém muito racional a ponto de criar exímios planos. Mas, nem tão capaz assim para executá-los.

Impulsivo, superficial e movido a emoções podem ser os seus maiores problemas. Quando se aplica técnicas motivacionais, ele pode chegar a bons resultados. Isso só acontece quando ele entende que sempre existe um dia após o outro.

Poderoso

Essa personalidade é a mais requisitada em todos os ambientes. O motivo é simples: liderança. O perfil Poderoso indica alguém que está em busca de objetivos. Para isso, faz o uso das melhores estratégias. E sem querer aparecer demais ou procrastinar o seu trabalho.

É aquele que busca o que é importante: o poder! A maior curiosidade é que tem algumas características que, se exageradas, poderiam ser ruins. Como o fato de ser controlador e autoritário. Só que rapidamente percebe que se mensurar isso, ele vai mais longe.

  • Animal – Leão pela força e poder

  • Positivo – É quem está por trás dos maiores resultados

  • Negativo – Se não controlar as habilidades se torna um vilão

O Poderoso é como o leão, que é temido por uns e apreciados por outros. No mercado de trabalho, também. Inclusive, esses sentimentos o tornam ainda mais poderoso.

A explicação

A personalidade indica pessoas que viveram em ambientes duros. No sentido de que haviam diferenças, opressões e muitas lutas. A luta diária por conseguir um lugar no mundo. Ele aprendeu a ser forte desde que nasceu. E hoje mostra as suas garras.

Ser alguém fraco e vulnerável nunca é uma opção, mesmo que isso custe a vida. Ou ele luta e vence, ou ele luta e morre. Mas, o que não muda é que sempre luta. Não há fraqueza para quem busca o poder.

O Soft Skill

Todo mundo quer ter um Poderoso na sua equipe, concorda? Nem tanto. A intensidade e força que esse perfil representa também traz medo e desconforto quando o assunto é trabalhar com outras pessoas. E isso pode ser um grande desafio para quem não sabe fazer outra coisa, se não liderar.

A negação é um mecanismo de defesa nessa hora. O que quer dizer que ter essa personalidade complexa pode ser um Soft Skill diferenciado – já que poucas pessoas possuem. Só que também pode ser arriscado demais para quem não sabe controlar o orgulho.

Mediador

O Pacifista ou Mediador é o perfil que prima pelo trabalho em equipe. Sim, é alguém que visa o bem-estar de todos os envolvidos. Especialmente, se o objetivo for estabelecer a paz entre todos. Costuma ser descomplicado, objetivo e de fácil convivência.

No entanto, pode não ser tão bom com números e na prática. Prefere deixar o papel de protagonista para outras pessoas, mas nunca quer ser deixado de fora. Acompanha a turma, mas nunca se destaca. É um jogador de elenco, sem se tornar o camisa 10 ou um reserva.

  • Animal – Elefante porque é presente e seguro

  • Positivo – Busca a integração de todos

  • Negativo – Pode falhar pela procrastinação

Em um ambiente pesado e sufocante, o Mediador é quem vai amenizar o caos.

A explicação

A verdade é que nunca faltou amor para essa pessoa. Só que ele também não foi dado em excesso. Assim, ela já se sentiu largada, isto é, deixada de lado por várias vezes. Agora, o que mais ele quer é aproximar todos e colocá-los em uma bolha só.

Até mesmo porque nesse lugar ela tem mais chances de ser ouvida e não censurada. Só que não chega a ser um medo e sim um sentimento de indiferença, o qual ela não suporta. E não importa os motivos ou as causas, desde que exista uma conexão.

O Soft Skill

Esse é um tipo de personalidade que é muito positiva no assunto do Soft Skill. No entanto, acaba excluindo algumas Hard Skills, que são focadas no conhecimento técnico. Por isso, ele precisa de atenção e cuidado para não se tornar um procrastinador de resultados.

Geralmente, ele cria bons planos e com ótimo planejamento. O problema está na execução. Ele se arrepende de algo se não tiver alguém do lado ou se não agradar mais pessoas. A sua prioridade é coletiva e quase nunca pessoal.

nepuga fapuga nepuga