Progresso

Qual a resposta para essa questão?

Nada a ver comigo

Quase nada a ver comigo

Pouco a ver comigo

Tem a ver comigo

Muito a ver comigo

Tudo a ver comigo

Conteudo do circulo 8

Conteudo do circulo 3

Conteudo do circulo 2

Conteudo do circulo 6

Conteudo do circulo 1

Conteudo do circulo 7

Conteudo do circulo 5

Conteudo do circulo 4

Conteudo do circulo 9

Perfeccionista

A maior característica dessa pessoa é a busca constante pela perfeição. Ela persegue a qualidade e o aprimoramento contínuo dos processos. Para ela, a excelência é o único resultado possível, independentemente do nível de dificuldade.

O indivíduo perfeccionista vai à luta pelo quer, sem medo de errar. Para isso, ele se utiliza de princípios como a ética, a organização e a determinação, que o guiam na idealização de projetos grandiosos. Quando tais projetos não acontecem, o perfeccionista se torna impaciente e reprimido.

  • Animal: formiga, trabalha de forma dura e regrada

  • Ponto positivo: busca pela excelência

  • Ponto negativo: extremamente crítico, chegando a ser intolerante

A essência do perfeccionista está em compreender um mundo divinamente perfeito. Quando as coisas ficam fora do lugar, sua personalidade aflora de outro modo: com ressentimentos. Se esse sentimento não é colocado para fora, a reação é a da ira, com críticas severas aos culpados imperfeitos

Explicação

Pessoas com a soft skill da perfeição geralmente eram crianças que se sentiam obrigadas a terem um comportamento regrado. Os adultos ao seu redor a cobravam para que ela fosse como eles, sempre comportada em público.

Esse histórico explica o mecanismo de defesa do perfeccionista: a reatividade, que nada mais é do que uma tentativa de controlar seus impulsos, mentais e corporais, acerca do seu julgamento sobre a imperfeição dos outros.

A Soft Skill

O perfil perfeccionista pode ser mal visto em lugares onde é necessário trabalhar em equipe. Afinal, são pessoas que podem explodir em situações mais extremas. Além disso, pessoas com essa característica tendem a achar que só elas conseguem realizar um trabalho perfeito, o que pode prejudicar a convivência com os outros.

Uma saída para contornar esse lado negativo e aproveitar os pontos positivos do perfeccionista é treinar a sua autoaceitação. Mostrar para ele que o importante é fazer o seu melhor dentro das possibilidades, o que inclui, é claro, respeitar e valorizar o trabalho bem-feito dos colegas

Ajudante

Todo mundo conhece alguém que sempre busca as melhores soluções para os problemas, certo? Essa com certeza é uma soft skills que muitas empresas gostariam de ter em seus times. Estamos falando dos ajudantes ou apoiadores.

Esse tipo de pessoa busca pela afetividade e pelo bom relacionamento. É aquele tipo de trabalhador que costuma ser visto como prestativo e amigável. Muitas vezes, os outros o vêem como paternalista, um entendedor da individualidade de cada ser humano. Sua maior motivação dentro de uma empresa costuma ser a harmonização do ambiente, e não necessariamente as vendas, os relatórios ou até mesmo suas próprias necessidades.

  • Animal: cachorro, muito fiel, mas também precisa de carinho

  • Ponto positivo: sempre motiva as equipes com que trabalha

  • Ponto negativo: indireto, tende a procrastinar a solução de problemas

Apesar de ser uma peça-chave nas empresas, esse profissional muito compreensivo tem como maior motivação a humanização do ambiente e não, necessariamente, as vendas, os relatórios e as próprias necessidades.

A explicação

O ajudante foi uma pessoa muito amada desde sempre. Por isso, ele não abre mão do amor de ninguém. E quando ele percebe que esse sentimento não é recíproco, se decepciona.

Ao se sentir frustrado e sem amor, sua reação natural é esconder as próprias necessidades. Ao invés de se enfrentar ou se expor, ele prefere se dedicar a ser alguém ainda melhor, na esperança de voltar a ser amado incondicionalmente. Ele acredita que, quando se é bom e prestativo, o amor vem naturalmente.

A Soft Skill

Dentro do mercado de trabalho, os ajudantes exigem um pouco de atenção. Ao mesmo tempo em que ele vai vestir a camisa da empresa para motivar aqueles ao seu redor, ele também se frustrar e se isolar, tornando-se apenas mais uma peça no tabuleiro.

Será sempre o ombro amigo, mas nem sempre aquele que gera retorno financeiro. Sabe aquele conceito de pessoa “pra ser amiga” e “pra casar”? É mais ou menos assim que o ajudante é visto no mercado de trabalho, um perfil que tem muito “soft” e pouco “hard” no quesito skills.

Vencedor

O foco está na conquista, no mérito, no resultado e nas metas alcançadas com sucesso! Assim, o vencedor é também um realizador de projetos. Está sempre em busca da boa performance, das técnicas de alto rendimento e dos esforços infinitos.

Em boa parte das vezes, tem os olhos voltados para o espelho, representando um narcisista que se encanta pela própria beleza. Curiosamente, acaba se dando bem na maioria das situações, exercendo o título de bem-sucedido, famoso ou celebridade.

  • Animal – Pavão porque gosta de aparecer mais do que os outros

  • Positivo – Está sempre em busca dos melhores resultados

  • Negativo – A competitividade o torna impaciente e vaidoso demais

Diferente do perfil Perfeccionista, o Vencedor se adapta mais facilmente aos processos. Ele busca o melhor resultado, mesmo que isso não seja perfeito. Por isso, se sente seguro o tempo todo.

A explicação

O que ninguém sabe é que o perfil do Vencedor indica alguém que sofreu muito com o sentimento de rejeição emocional em algum momento da vida. Por isso, agora, o que ele mais quer é ser amado. Ou melhor, ser visto e ser lembrado na eternidade.

Ele já se sentiu como um vidro, que é transparente e pode deixar de ser notado no móvel da sala. Por isso, investe cada dia mais na sua própria identificação. Essa é a sua defesa: assumir personagens quando for necessário para conquistar o seu lugar no pódio.

O Soft Skill

Se o Vencedor é alguém que está sempre em busca de resultados, você pode estar pensando que ele é o candidato número 1 de toda empresa, correto? A verdade é que não é bem assim. As pessoas com esse Soft Skill também precisam ter muito cuidado.

A ganância e a vaidade por se apresentar acima de outras pessoas pode ser um problema na hora de trabalhar em conjunto. O pior é que nem sempre o Vencedor sabe que está “pisando” nos colegas de trabalho. Para não errar, a dica é olhar para o lado, mesmo quando se está em cima.

Intenso

Pessoas de perfil intenso são aquelas que têm profundidade na vida, nos sentimentos e em tudo que fazem. Elas sempre conseguem obter grandes e incríveis resultados. Porém, podem ter dificuldade para manter seus altos padrões. São eternos românticos, apaixonados pela vida.

Sabe aquela figura do poeta capaz de exprimir sentimentos em palavras escritas mas que geralmente é introvertido e guarda as coisas dentro de si por muito tempo até conseguir externalizá-las? Essa é uma soft skill de alguém intenso. Além da profundidade, essas pessoas carregam todo o lado poético da vida, como a criatividade, a inspiração, a beleza e a arte.

  • Animal: borboleta, que contempla o processo

  • Ponto positivo: vê o lado bom de cada pessoa

  • Ponto negativo: pode se entediar depois de conseguir o resultado que quer

Além da profundidade, essa personalidade também traz o lado poético da vida, como a criatividade, a inspiração, as reformas, a beleza e a arte.

A explicação

A personalidade de um intenso pode ser justificada por alguma perda ou experiência dolorosa ocorrida durante sua vida. Ele pode ter sido muito amado por alguém até que em dado momento esse amor acabou. Pode ter sofrido uma grande perda material ou emocional. O fato é que hoje ele já não ama quem amava ontem.

Parece trágico, e realmente é. Mas esse é o perfil do intenso. É daí que vem sua habilidade de criar histórias, fantasias e emoções a partir de cada detalhe que enxerga à sua volta. É o personagem que, por mais que carregue uma grande ferida por dentro, ainda traz alegria à cena.

A Soft Skill

A introjeção acaba sendo uma soft skill problemática para esse tipo de indivíduos. Isso acontece porque ele costuma se utilizar se sentimentos negativos, como melancolia e abandono, para gerar suas obras/resultados.

Além disso, o intenso é uma pessoa muito sensível, que exige que os outros meçam muito as palavras antes de dirigi-las a ele. Ele absorve as dores do mundo e às vezes é como uma tartaruga que a qualquer momento pode se fechar em seu próprio casco.

Analítico

É o perfil investigador, uma pessoa de personalidade forte. O analítico está sempre buscando seus direitos e sua privacidade. Trabalha de forma racional e visa a excelência. Para isso, utiliza skills como observação e objetividade. É quase um Sherlock Holmes da vida real.

Pessoas com esse tipo de personalidade podem assustar um pouco seus colegas de trabalho. Mas no fim das contas, trata-se de alguém que sempre traz ideias inovadoras e construtivas. Também tem muita crença e valores tradicionais, baseados no seu histórico de vida.

  • Animal: coruja, símbolo de sabedoria e inteligência

  • Ponto positivo: objetivo, focado e observador

  • Ponto negativo: às vezes é reservado a ponto de se tornar apático

É alguém que tem muita crença e valores tradicionais, baseados no seu histórico de vida.

A explicação

O analítico parece ser alguém muito seguro de si e das coisas que faz. Porém, trata-se de uma pessoa que não recebeu todo o afeto que desejava durante a vida. Por isso, ele sofre de uma espécie de “anorexia emocional”, ou seja, sente-se sozinho o tempo todo.

Seu medo de não ser compreendido ou visto faz com que ele se cobre constantemente por melhores resultados. Sua estratégia é uma só: nunca se deixar vencer pelo lado emocional e sempre colocar os números e dados na frente.

O Soft Skill

O perfil analítico é uma soft skill vista com muito bons olhos nas entrevistas de emprego e testes de personalidade. Ela indica uma pessoa que sabe controlar suas emoções e focar naquilo que realmente importa, sem deixar o lado sentimental interferir.

Seu único apego é o conhecimento, que o preenche de todas as formas. O problema é que pessoas com o lado analítico muito acentuado podem acabar sendo vistas como uma espécie de psicopata pelos outros.

Precavido

Amigo de todos. O perfil Partidário ou Precavido indica as pessoas que buscam segurança. É como o guardião do castelo ou um mordomo fiel. Faz análises e tem insights o tempo todo para se precaver do que pode acontecer – até do pior que pode acontecer.

Entre as suas principais características, ele é visto como dedicado ao trabalho que se propõe a fazer, mesmo que não concorde com ele. É muito esforçado e responsável para que tenha a confiança dos seus contratantes.

  • Animal – Canguru porque é decisivo, mesmo que custe caro

  • Positivo – Os insights automáticos

  • Negativo – Sempre preocupado (nunca dorme)

É o tipo de pessoa que pensa muito. Só que às vezes também age sem pensar, sempre de forma calculada e estável.

A explicação

Quando alguém perde o porto seguro, a vida muda. A âncora que fica no fundo do mar faz com que essa pessoa se sinta totalmente sozinha. Mais do que isso, ela se sente desprotegida. Por isso, acha que em qualquer momento alguma coisa que é ruim vai acontecer.

Isso ajuda a entender a formação dessa personalidade: ela vem com mecanismos de defesa que são ligados aos guardiões. A busca por proteção, a segurança em se impor e o comportamento introvertido são sempre qualidades lembradas.

O Soft Skill

Estar sempre em alerta é um bom sinal. Projetar cenários também. Assim como sempre achar que algo ruim vai acontecer. Ao menos, para uma empresa, que quer expandir negócios. Essa união de Soft Skills em um único perfil é quase que um achado no mercado de trabalho.

Por outro lado, também existem os exageros. Quando um Precavido exagera em suas habilidades comportamentais, isso pode gerar problemas. Isso quer dizer que estar rodeado de pessoas não é um bom sinal. O Precavido prefere ser o atirador de longa distância.

Otimista

Conhecer alguém que é entusiasta por perto é sempre muito bom. E não estamos falando apenas sobre motivar a equipe, o grupo ou o ambiente. É mais do que isso: tem a ver com inovar a ponto de ser prazeroso. O otimista também é um sonhador.

E o problema disso está no fato de que ele sonha demais, sem ter um foco racional, pensando em resultados. A rotina é péssima para ele. Está mais ligado a temas criativos, como a arte. No oposto, se torna alguém ansioso e que deixa o clima pesado.

  • Animal – Macaco que pula de galho em galho para se divertir

  • Positivo – É inovador, flexível, adaptável e sorridente

  • Negativo – Pode perder o foco a qualquer momento

De todas as personalidades, a do Otimista é a que mais tem polaridade: há quem ame e quem odeie.

A explicação

A explicação para isso vem do fato de que o Otimista viveu uma história de dor. Foi um grande sofrimento. Como algo que o fez pensar sobre a relação da vida-morte. Ainda que consiga trazer o sorriso, ele tem dificuldades em esquecer o passado obscuro.

A sensação de morte foi importante para torná-lo quem ele é hoje. Ainda assim, não consegue se sentir capaz de terminar um projeto grandioso. Por isso, prefere aproveitar o momento, trazer alegria, optar pelo prazer e não pelo que é eterno. Aliás, nada é eterno para ele.

O Soft Skill

Com a morte próxima, a única certeza que o Entusiasta tem é a de que a alegria vai passar. Por isso, é preciso aproveitar ela. Como Soft Skill profissional, isso pode indicar alguém muito racional a ponto de criar exímios planos. Mas, nem tão capaz assim para executá-los.

Impulsivo, superficial e movido a emoções podem ser os seus maiores problemas. Quando se aplica técnicas motivacionais, ele pode chegar a bons resultados. Isso só acontece quando ele entende que sempre existe um dia após o outro.

Poderoso

Essa personalidade é a mais requisitada em todos os ambientes. O motivo é simples: liderança. O perfil Poderoso indica alguém que está em busca de objetivos. Para isso, faz o uso das melhores estratégias. E sem querer aparecer demais ou procrastinar o seu trabalho.

É aquele que busca o que é importante: o poder! A maior curiosidade é que tem algumas características que, se exageradas, poderiam ser ruins. Como o fato de ser controlador e autoritário. Só que rapidamente percebe que se mensurar isso, ele vai mais longe.

  • Animal – Leão pela força e poder

  • Positivo – É quem está por trás dos maiores resultados

  • Negativo – Se não controlar as habilidades se torna um vilão

O Poderoso é como o leão, que é temido por uns e apreciados por outros. No mercado de trabalho, também. Inclusive, esses sentimentos o tornam ainda mais poderoso.

A explicação

A personalidade indica pessoas que viveram em ambientes duros. No sentido de que haviam diferenças, opressões e muitas lutas. A luta diária por conseguir um lugar no mundo. Ele aprendeu a ser forte desde que nasceu. E hoje mostra as suas garras.

Ser alguém fraco e vulnerável nunca é uma opção, mesmo que isso custe a vida. Ou ele luta e vence, ou ele luta e morre. Mas, o que não muda é que sempre luta. Não há fraqueza para quem busca o poder.

O Soft Skill

Todo mundo quer ter um Poderoso na sua equipe, concorda? Nem tanto. A intensidade e força que esse perfil representa também traz medo e desconforto quando o assunto é trabalhar com outras pessoas. E isso pode ser um grande desafio para quem não sabe fazer outra coisa, se não liderar.

A negação é um mecanismo de defesa nessa hora. O que quer dizer que ter essa personalidade complexa pode ser um Soft Skill diferenciado – já que poucas pessoas possuem. Só que também pode ser arriscado demais para quem não sabe controlar o orgulho.

Mediador

O mediador, ou pacifista, é alguém que prima pelo trabalho em equipe e pelo bem-estar de todos os envolvidos. Especialmente se objetivo for estabelecer a paz entre a equipe. Geralmente é uma pessoa descomplicada, objetiva e de fácil convivência.

No entanto, pode também não ser tão bom com números e coisas mais práticas. Prefere deixar o protagonismo para outras pessoas, mas também não gosta de ser deixado de lado. Acompanha a turma, mas não se destaca no meio dela. É o famoso jogador de elenco, que não se torna nem reserva, nem camisa 10. Em um ambiente pesado e sufocante, é aquele que ameniza o caos.

  • Animal: elefante, presente e seguro

  • Ponto positivo: busca a integração de todos

  • Ponto negativo: pode falhar devido à procrastinação

Em um ambiente pesado e sufocante, o Mediador é quem vai amenizar o caos.

Explicação

Um mediador é alguém para quem o amor nunca faltou, mas também nunca foi dado em excesso. Trata-se de uma pessoa que sabe o que é se sentir deixada de lado e por isso quer aproximar todos dentro de uma única bolha.

A Soft Skill

No quesito soft skills, a personalidade mediadora é muito positiva. Porém, este também é um perfil que tende a excluir algumas hard skills importantes. Por isso, esses profissionais precisam de atenção e cuidado para não se tornarem procrastinadores de recursos.

Geralmente, o mediador cria bons planos, mas se atrapalha na execução deles. Por suas prioridades serem quase sempre coletivas, e não pessoais, ele se arrepende facilmente de algo que fez se não tiver alguém ao seu lado ou se não agradar mais pessoas.